Teatro Espantalho

Por Natalia Cardia dos Santos

“Ainda assim - disse o Espantalho -, quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um.
- Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.” (O mágico de Oz)


Como separar aprendizagem e sentimento? Conteúdo e experiência?
Enaltecer um em detrimento do outro seria o mesmo que separar cérebro e coração. Por isso, ao assegurarmos nas práticas da Educação Infantil, experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical, estamos ultrapassando a transmissão vaga de conteúdos e alcançando o patamar de construção de aprendizagens significativas, capazes de contemplar a criança em seus aspectos biopsicossociais.


Isso equivale a dizer que aqui no Criando, educadores e crianças caminham lado a lado na estrada de tijolos amarelos dos Projetos, integrando experiências e conhecimentos, contribuindo para que possamos descobrir que dentro de nós reside a Inteligência do espantalho, a Bondade do homem de lata e a Coragem do Leão. Que assim como na história, cada um descubra toda sua potencialidade, ampliando não só seu conhecimento sobre o mundo mas também, e principalmente, seu conhecimento sobre si mesmo.

Produção de vídeo: Fante Produções

 

 

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com e Gabriela Hengles gabirh@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2087-2691 logoleandropdesign

ua-7964181-31