Relações significativas e crianças com suas habilidades reconhecidas.
Relações significativas e crianças com suas habilidades reconhecidas.
O Criando nasceu de um sonho de ser estada diária de crianças em busca de infância, num local pequenino, aconchegante com um pedacinho de verde e muito amor. Tempos depois, ganhamos uma nova casa, cheia de árvores para subir e frutas para se lambuzar, além de uma ótima área de terra para correr e desbravar.
Diariamente, o amor continuava adubando e regando tudo o que ia sendo plantado por TODOS. E este é o sentimento que nos move: somos uma escola de todos para TODOS!
Nosso caminho é sempre trilhado em conjunto, os saberes são sempre partilhados e nossas descobertas eternamente comungadas.
Portas abertas para os pais
O Criando entende o campo, o território do saber como algo muito mais amplo que apenas um espaço de convivência infantil. É um espaço onde histórias de vidas se cruzam, se entrelaçam, favorecem estreitamento de laços, polinização de culturas, acolhimentos de dificuldades, trocas de experiências e, por este motivo, a presença e contato diário com as famílias é imprescindível.
Todos os pais têm acesso livre em qualquer momento do dia, sem necessidade de agendamento prévio, inclusive para apenas deixar e buscar suas crianças.
Contudo, o Criando tem sempre suas portas bem abertas, seus olhos bem atentos, seus olhares bem sensíveis e o coração pulsando forte sempre com espaço para mais um.
Roda das Escolhas
Roda das Escolhas
Um território no qual crianças, educadores e gestores discutem pautas acordadas coletivamente. Trata-se de um momento riquíssimo, em que todos podem exercitar a escuta e a própria argumentação, vivendo no dia a dia a liberdade de expressão e a democracia.
O cumprimento do que é acordado passa a ser responsabilidade de todos, Assim, seguimos em uma relação mais cooperativa, responsável e liberta.
Grupo de responsabilidades
Grupo de responsabilidades
Trata-se de um instrumento de formação de cidadania que, além de auxiliar o aluno a conquistar sua autonomia, também o envolve como participante e gerente de sua própria escola, onde se valoriza a livre escolha. Nesta instalação, o aluno tem a tarefa de se oferecer para alguma responsabilidade, como apresentar a escola aos visitantes, organizar o parque, cuidar do bem-estar dos animais, entre outros de acordo com seus desejos e habilidades.
A criança faz sua escolha e, a partir dela, inicia-se um processo comandado pela observação dos educadores que, funcionando como um orientador educativo, gerencia um processo de decisão, negociação, responsabilidade e autonomia.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Tudo aquilo que a mamãe diz fazer bem ...
Tudo aquilo que a mamãe diz fazer bem ...
Somos aquilo que comemos: quando ingerimos alimentos sadios temos o organismo são.
Priorizamos no Criando alimentos frescos e naturais, como hortaliças, verduras e frutas. Utilizamo-nos da carne vermelha no máximo duas vezes por semana, fazendo o revezamento com o peixe e o frango. As nossas sobremesas são sempre as frutas, que são muito desejadas pelas nossas crianças, já que os doces e açúcares não compõem a nossa rotina alimentar.
Às segundas-feiras somos adeptos da “SEGUNDA SEM CARNE”.
As lancheiras foram substituídas por toalhas de piquenique e grandes momentos de comunhão acontecem!
Os lanches, o almoço e o jantar são preparados em nossa cozinha, seguindo um cardápio cuidadosamente elaborado por nossa nutricionista.