Relações significativas e crianças com suas habilidades reconhecidas.

Relações significativas e crianças com suas habilidades reconhecidas.

O Criando nasceu de um sonho de ser estada diária de crianças em busca de infância, num local pequenino, aconchegante com um pedacinho de verde e muito amor. Tempos depois, ganhamos uma nova casa, cheia de árvores para subir e frutas para se lambuzar, além de uma ótima área de terra para correr e desbravar.

Diariamente, o amor continuava adubando e regando tudo o que ia sendo plantado por TODOS. E este é o sentimento que nos move: somos uma escola de todos para TODOS!

Nosso caminho é sempre trilhado em conjunto, os saberes são sempre partilhados e nossas descobertas eternamente comungadas.

Portas abertas para os pais

O Criando entende o campo, o território do saber como algo muito mais amplo que apenas um espaço de convivência infantil. É um espaço onde histórias de vidas se cruzam, se entrelaçam, favorecem estreitamento de laços, polinização de culturas, acolhimentos de dificuldades, trocas de experiências e, por este motivo, a presença e contato diário com as famílias é imprescindível.
Todos os pais têm acesso livre em qualquer momento do dia, sem necessidade de agendamento prévio, inclusive para apenas deixar e buscar suas crianças.

Contudo, o Criando tem sempre suas portas bem abertas, seus olhos bem atentos, seus olhares bem sensíveis e o coração pulsando forte sempre com espaço para mais um.

Criança mostrando as mãos com tinta
Roda de crianças

Roda das Escolhas

Roda das Escolhas

Um território no qual crianças, educadores e gestores discutem pautas acordadas coletivamente. Trata-se de um momento riquíssimo, em que todos podem exercitar a escuta e a própria argumentação, vivendo no dia a dia a liberdade de expressão e a democracia.

O cumprimento do que é acordado passa a ser responsabilidade de todos, Assim, seguimos em uma relação mais cooperativa, responsável e liberta.

Grupo de responsabilidades

Grupo de responsabilidades

Trata-se de um instrumento de formação de cidadania que, além de auxiliar o aluno a conquistar sua autonomia, também o envolve como participante e gerente de sua própria escola, onde se valoriza a livre escolha. Nesta instalação, o aluno tem a tarefa de se oferecer para alguma responsabilidade, como apresentar a escola aos visitantes, organizar o parque, cuidar do bem-estar dos animais, entre outros de acordo com seus desejos e habilidades.

A criança faz sua escolha e, a partir dela, inicia-se um processo comandado pela observação dos educadores que, funcionando como um orientador educativo, gerencia um processo de decisão, negociação, responsabilidade e autonomia.

Cesto com diversos legumes e frutas

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Tudo aquilo que a mamãe diz fazer bem ...

Tudo aquilo que a mamãe diz fazer bem ...

Somos aquilo que comemos: quando ingerimos alimentos sadios temos o organismo são.
Priorizamos no Criando alimentos frescos e naturais, como hortaliças, verduras e frutas. Utilizamo-nos da carne vermelha no máximo duas vezes por semana, fazendo o revezamento com o peixe e o frango. As nossas sobremesas são sempre as frutas, que são muito desejadas pelas nossas crianças, já que os doces e açúcares não compõem a nossa rotina alimentar.
Às segundas-feiras somos adeptos da “SEGUNDA SEM CARNE”.

As lancheiras foram substituídas por toalhas de piquenique e grandes momentos de comunhão acontecem!

Os lanches, o almoço e o jantar são preparados em nossa cozinha, seguindo um cardápio cuidadosamente elaborado por nossa nutricionista.

“ Ser mãe é revolução e comida é comunhão”.
Fabíola Duarte – Colher de Pau

Aqui tem pé na areia, jaboticabeira e muita brincadeira.

Aqui tem pé na areia, jaboticabeira e muita brincadeira.

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com e Gabriela Hengles gabirh@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2087-2691 logoleandropdesign

ua-7964181-31