Pipoca e Chulé

Por Natalia Cardia dos Santos

O ser humano aprende a partir de dois principais aspectos: observação e vivência .
E essa lógica também é valida no que diz respeito a brincar. Sim, brincar também se aprende!
Nesse sentido o papel do professor é imprescindível, já que este pode acessar o universo da criança e tornar-se uma boa referência de aprendizagem. Quando a criança vê o adulto brincando ela observa e cria pra si mesma uma nova possibilidade de brincar.


Mas isso não basta, é preciso que ela tenha oportunidade de vivenciar o que observou, e desse modo converta o aprendizado em uma realidade viva em seu interior. Assim quando Pipoca e Chulé brincam um com outro as crianças são o respeitável público, que observa para aprender. E quando os palhaços convidam e estimulam as crianças a experimentar a brincadeira, nós ( pais, educadores) é que nos tornamos espectadores desse incrível momento de descoberta de uma nova possibilidade de brincar e aprender.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)


Imagens: Karol Beltran
Produção de vídeo: Fante Produções

 

 

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com e Gabriela Hengles gabirh@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2087-2691 logoleandropdesign

ua-7964181-31