Atividade sensorial

Por Natalia Cardia dos Santos

Sabemos que o corpo é um meio de perceber o mundo, descobrir novas texturas, sensações e possibilidades de expressão, e que os meios de percepção corporal vão se modificando a medida que as crianças crescem. As crianças em idade de 0 a 2 anos, por exemplo, que é o caso das crianças do berçário, encontram-se na “fase oral”. Essa etapa do desenvolvimento infantil é assim nomeada porque nesse período a boca é a ferramenta usada para descobrir e explorar o mundo; Não é a toa que tudo que os bebês encontram, eles levam à boca!


As atividades e projetos propostos no Criando são intencionalmente planejados a partir de cada fase do desenvolvimento, com vistas a possibilitar experiências que possam ampliar o repertório dos pequenos, assegurando momentos cada vez mais ricos de possibilidades de aprender e se desenvolver.


A ideia nessa atividade foi, portanto, oportunizar experiências sensoriais por meio da exploração da beterraba, e nossos bebês deram conta do recado: apertaram com as mãos e com os pés para sentirem a textura, descobriram que ao apertar surge um caldinho colorido com o qual rapidamente eles pintaram não só a folha de papel como também a si próprios, e é claro... Levaram o “objeto não identificado” à boca, descobrindo e redescobrindo o sabor da beterraba e da delícia que pode ser explorar o mundo sem medo de ser feliz.

E que tal dividir a felicidade? Que o diga a educadora Paula, que nessa experiência foi incentivada pelos bebês a experimentar e descobrir também.

Aqui não basta ser educador tem que participar (risos)!
.

Imagens: Karol Beltran
Produção de video: Fante Produções

0
0
0
s2sdefault

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2468 1169 logoleandropdesign

ua-7964181-31