Colocar a criança no “cantinho do pensamento” realmente ensina a pensar?

O "cantinho do pensamento" é uma estratégia bastante comum utilizada por algumas famílias e escolas quando a criança "faz uma coisa errada". Funciona assim: seu filho quebrou algo, bateu, brigou... Vai para o "cantinho" pra refletir sobre o que aconteceu e mudar o comportamento.

E hoje nossa proposta é um convite para refletirmos juntos se realmente esta ação alcança esse objetivo, ou seja, se realmente possibilita pensamentos e reflexões capazes de contribuir com a mudança desejada no comportamento. Deixando claro que nosso intuito não é o de condenar essa prática, mas apresentar argumentos que te permitam avaliar por si mesmo.

Algo que é claro por aqui é que não podemos confundir respeito com liberdade total. É claro que é preciso ter regras e combinados, afinal na vida existem as regras e os limites.

O que queremos te alertar é que o "cantinho do pensamento" por si só não faz a criança pensar em uma maneira de melhorar o seu comportamento. Via de regra uma criança não consegue pensar sozinha de uma maneira crítica no seu próprio comportamento. Se mesmo para nós que somos adultos este é um movimento muitas vezes complexo, que demanda a contribuição de alguém de fora (seja um amigo, familiar ou terapeuta) imagine para a criança, que ainda está formando suas referências de certo e errado.

Cabe à nós, portanto, enquanto família e escola, contribuirmos para a composição dessas referências. Sendo assim, independentemente de você utilizar ou não essa estratégia do “cantinho do pensamento” lembre-se de se fazer presente nestes momentos de advertência, não impondo somente limites físicos, mas principalmente fornecendo por meio do diálogo elementos de orientação para a criança, mostrando-lhe o porquê daquele comportamento ser considerado inadequado ou não ser aceito, de modo que ela possa compreender de fato quais limites estão sendo estabelecidos.

Por Natalia Cardia em março de 2022

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com e Gabriela Hengles gabirh@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2087-2691 logoleandropdesign

ua-7964181-31